Nelore OV tem dois touros na prova de eficiência alimentar do PNAT 2017

A Fazenda Água Boa, berço da genética Nelore OV, em Jussara/GO, selecionou dois touros jovens para participar da prova de eficiência alimentar do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT 2017) realizada na FAZU. Ambos são de linhagens de reprodutores que também foram classificados no programa coordenado pela ABCZ.
Um dos tourinhos é filho de Dardo DS em vaca Pacará o IZ. Essa matriz é irmã própria de Sul TE da Água Boa, classificado no PNAT 2013. O outro é filho de Relevo da Água Boa (PNAT 2014) em vaca Tecelão. Mais um filho de Relevo também está na seleção: acasalamento com Ladhur da Jatoba, propriedade da MFC Agropecuária.

Em quase 50 anos de seleção, participando dos mais importantes programas de melhoramento genético do Brasil, o Nelore OV soma sete reprodutores jovens classificados no PNAT e 17 touros em coleta comercial nas quatro maiores centrais do país. O resultado da seleção deste ano será divulgado durante a Expogenética, em agosto.

Sobre o PNAT

O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação. Os animais têm doses de sêmen distribuídas gratuitamente a propriedades cadastradas na ABCZ, promovendo a democratização do melhoramento genético.

Ao todo, 480 touros já participaram das sete edições do PNAT, 92 congelaram e tiveram suas doses distribuídas por centrais parceiras, sendo que no total, já foram entregue mais de 60.000 doses aos rebanhos colaboradores em 22 estados brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *