A MFC Agropecuária, seleção de Ricardo Camargo, Luiz Carlos de Moura e Gustavo Ferreira Ayres, adquiriu 50% de dois touros da Nelore OV, criatório de Otoni Ernando Verdi, em Jussara/GO. Essa aquisição sela a parceria entre um novo e promissor rebanho, com mais de quatro décadas de tradição da Fazenda Água Boa.
A fazenda da MFC Agropecuária fica em Cumari/GO, tem apenas três anos e está com trabalho de seleção focado na utilização de touros e matrizes Nelore provados para criação a campo. “Nós não somente acreditamos na avaliação genética dos animais, mas a temos como diretriz de trabalho. É através dela que nossa empresa procura formar um plantel cada vez melhor e como consequência produzir animais diferenciados”, destaca Ricardo.
“A parceria com a Nelore OV tende a ser um sucesso e um marco histórico no mercado, pois além de convicção similar, conta com animais de primeira linha e com avaliações extraordinárias segundo a ANCP e o PMGZ. O Relevo, melhor filho do Bitelo DS, e o Recado, filho do grande Polonês, são os primeiros frutos dessa sociedade”, completa o veterinário Gustavo Ferreira Ayres.
“Para nós também é uma grande satisfação ter a MFC como parceira. Esperamos que nossa experiência contribua para ótimos resultados neste rebanho que já começa da melhor forma, com o suporte do PMGZ da ABCZ e acasalamentos focados no Nelore a campo, produtivo e funcional”, afirma Otoni Ernando Verdi Filho.
Outros especialistas na área também avaliam positivamente essa parceria. É o caso do zootecnista Russél Rocha Paiva, Técnico da ABCZ e Jurado das Raças Zebuínas, que acompanha de perto os criatórios:
“Relevo da Água Boa, animal que já compõe a bateria de touros jovens da ABS Pecplan, destaca-se como um futuro raçador, tanto pelas suas características fenotípicas, quanto pela sua avaliação genética e pelo seu pedigree. Dentro das suas características morfológicas podemos citar seu equilíbrio de carcaça, aliado a costelas profundas e arqueadas, uma excelente distribuição e volume de musculatura, isto sustentado por membros fortes de bons aprumos e ótima estrutura óssea. No racial, é um animal bem enquadrado, com fortes evidências de masculinidade.
Dentro de suas avaliações genéticas, é o animal de destaque com o maior índice ABCZ da Fazenda Água Boa, com ênfase para suas Dep’s. de desempenho, maternais e reprodutivas. E falando da sua genealogia, na minha opinião, consagra-se como o melhor filho do grande Bitelo DS que é um dos touros de referência em avaliação (já falecido) em matriz Galileu da Água Boa que é outro destaque de produção. Somando-se estas características, acredito que na atualidade é um dos animais mais completos que temos disponível para uso tanto em rebanhos puros como em rebanhos comerciais”
“Recado da Água boa é outro jovem reprodutor com características ímpares dentro do que se procura em animal melhorador. Este touro possui uma carcaça com volume muscular impressionante, destacando-se sua conformação posterior com cortes nobres bem evidentes e de alto peso econômico. Sabendo-se que esta característica é de alta herdabilidade, então seus filhos têm grande probabilidade de terem carcaças fortes nesta característica, por isso ele é mesmo um animal melhorador.
Outro ponto forte que gostaria de citar é com relação a sua genealogia. Filho do Polonês, touro que se destacou na sua época como animal diferenciado em conformação de carcaça e precocidade, com uma das melhores matrizes do criatório OV, Efigie 2 Luc 2L, que é filha da grande produtora de touros de central Efigie da Água Boa. Sem falar também que Recado é irmão próprio do touro de central, Rebate da Água Boa, que é destaque na bateria de touros da ABS Pecplan. Portanto animal que alia carcaça de peso econômico forte, excelente avaliação genética e uma genealogia diferenciada que permite acasalar com praticamente todas as linhagens dentro da raça”