A Fazenda Água Boa, berço de 40 anos de seleção do Nelore OV em Jussara, Goiás, reservou para a bateria de touros da ABS Pecplan dois reprodutores excepcionais classificados entre os melhores do PNAT da ABCZ. Relevo e Reinador da Água Boa figuram entre os onze touros Nelore selecionados pelo programa que, somente em 2012, avaliou ao todo 78 finalistas de um total de mais de 12 mil machos superiores, ranqueados por 125 especialistas.
Além disso, Relevo e Reinador reúnem a genética de Bitelo DS e Galileu, podendo ser utilizados em larga escala com certeza de ótimos resultados. Conheça detalhadamente cada um desses reprodutores, veja a opinião de quem trabalha com eles e entenda porque agora, nesta estação de monta, é o momento certo de recomendar e usar Nelore OV.
Reinador da Água Boa
Filho de BITELO DS em matriz GALILEU, alia o que a bateria ABS Pecplan tem de melhor em termos de qualificação genética. Touro jovem que já se comprova equilibrado com muito harmonia em seu conjunto, costelas compridas e arqueadas e pelagem firme.
“Nós acompanhamos o Reinador desde que era bezerro, em nossas visitas técnicas à Fazenda Água Boa. Ele foi se desenvolvendo e progrediu muito bem até ser contratado. Mais recentemente Reinador vem se provando por uma excepcional progênie nascida em mais de 20 fazendas que receberam doses de sêmen através do PNAT/ABCZ, temos ótimos relatos de criadores muito satisfeitos. Reinador também evoluiu o índice iABCZ para 4% o que significa muito melhoramento genético para quem deseja a genética Bitelo DS ” – resume Plínio Queiroz – Técnico do Departamento Zebu Corte da ABS Pecplan.
Reinador também é um bom exemplo do ótimo resultado da seleção Água Boa na qual os animais são trabalhados em regime de pasto, com foco em rusticidade. “O diferencial no uso desta genética é a certeza da melhoria das características funcionais transmitidas aos descendentes. A nossa seleção é baseada em programas de melhoramento genético, com rigoroso programa de descartes feitos nos animais menos produtivos. Avaliamos precocidade em ganho de peso, precocidade sexual, intervalo entre partos e habilidade maternal, além das avaliações visuais. Convidamos quem puder para nos visitar e conferir a qualidade de todo nosso rebanho”, destaca o médico e selecionador Otoni Ernando Verdi.
Relevo da Água Boa
Touro de boa estrutura, ossatura forte e muita musculatura. TOP 0,1% para cinco características e assim 0,1% no iABCZ. Com alta concentração de sangue Lemgruber dentro de sua genealogia, Relevo é indicado para matrizes com sangue Ludy de Garça, Visual da Zeb., Iguaçu da Pagador, matrizes com concentração de sangue IZ, animais com sangue Lemgruber que não tenham Rambo ou 1646 na genealogia, dentre outros.
“Relevo apresenta uma carcaça comprida, profunda, com costelas arqueadas e um volume muscular fantástico. Sabendo que estas características são de média a alta herdabilidade, este reprodutor também é altamente indicado para rebanhos puros (com o intuito de produzir touros e matrizes), bem como para rebanhos de corte afim de produzir animais destinados ao abate de carcaça com características frigoríficas ótimas e animais de ciclo mais curto”, explica Russel Rocha Paiva Técnico da ABCZ em Goiânia/GO. “Portanto é um animal de fácil acasalamento, excelente avaliação genética, fenótipo muito bom, touro extremamente funcional e de genealogia aberta para acasalar com quase todos grandes reprodutores”, complementa.
“O touro Relevo da Água Boa é um animal diferenciado por se tratar de um líder de sumário. A indicação deste touro em programas de acasalamento dirigido se dá principalmente quando há a necessidade de uma melhoria geral nas avaliações genéticas do rebanho em questão, pois este reprodutor tem alto valor em suas DEPs. Temos produtos filhos deste touro que apresentam excelente conformação muscular, alta precocidade e habilidade maternal. Confirmamos também a melhoria dos índices funcionais das matrizes acasaladas, por ser positivo em todas as suas DEPs, a tendência é que seus descendentes sejam mais precoces, férteis e suas filhas produzam mais leite”, conclui Russel