O Dr. Otoni Ernando Verdi, da seleção Nelore OV, doou material genético do plantel como contribuição ao Projeto Genômica da ABCZ. São amostras de 230 animais PO que integram o trabalho de melhoramento da Fazenda Água Boa, em Jussara/GO. Esse material foi encaminhado para o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ABCZ para ser incluso na avaliação genética das raças zebuínas, agregando conteúdo ao banco de dados genômicos da associação.
“Escolhas genéticas embasadas no alicerce das informações genômicas proporcionarão resultados mais satisfatórios, incrementando a acurácia das avaliações de animais jovens. Reconhecemos a relevância dos programas de melhoramento e queremos oferecer touros e matrizes cada vez mais aprimorados, seja para repasse ou cobertura a campo. Todos os criadores devem investir em genética de qualidade”, analisa Dr. Otoni.
Durante a Exponenética deste ano o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, discursou sobre a importância da contribuição. “Temos trabalhado bastante com foco na genômica, pensando no futuro do melhoramento genético dos zebuínos. Ver o interesse dos criadores em estar ao nosso lado nos motiva a continuar seguindo nesse caminho”, ressaltou.
O Projeto Genômica é desenvolvido pela ABCZ e Embrapa Gado de Corte já soma mais de 20 mil animais participantes, com meta de atingir 50 mil genotipados na primeira fase. O estudo com base nesses dados vai beneficiar criadores de todo Brasil ao formar população referência com informações de genótipo e fenótipo, fortalecendo o melhoramento das linhagens.
O projeto para aplicação da Seleção Genômica da ABCZ foi lançado na ExpoGenética do ano passado e, de lá para, muitos avanços e parcerias já foram conquistados. Entre eles a elaboração e divulgação do Sumário de Touros unificado com a Embrapa, considerando a avaliação genética de pouco mais de 14 milhões de animais, incluindo 12.277 genótipos da raça Nelore.
Texto: Adriana Dorazi – Assessoria de Comunicação Nelore OV