Fazenda Água Boa

Morre Galileu da Água Boa

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

No final de dezembro a Fazenda Água Boa, berço da genética Nelore OV, perdeu um dos principais touros do plantel. Galileu da Água Boa morreu em Jussara/GO, perto de completar 17 anos. Esteve entre os touros mais longevos da bateria ABS Pecplan, com mais de 100 mil doses comercializadas. Recordista de venda de sêmen do criatório, Galileu tem mais de 12 mil filhos avaliados no PMGZ/ABCZ. A progênie deste filho de 1646 da M. N. está presente em mais de 850 rebanhos espalhados por todo país. O touro é destaque nos principais sumários do Brasil.

Otoni Ernando Verdi Filho, selecionador do Nelore OV, destaca que Galileu da Água Boa deixa sucessores de peso. É avô materno de Relevo e Reinador, classificados no PNAT 2012. Rebate e Sul (PNAT 2013) são filhos da Efígie II, que é irmã inteira de Galileu. É avô de Vigo e Vigor da Água Boa, selecionados no PNAT 2016. É irmão de mais quatro touros de central: Maceió, Norte, Matão e Honor, além do parentesco com outros importantes reprodutores em coleta comercial.

Com doses em estoque, Galileu ainda é Top 2% para Stayability (tempo de permanência no rebanho) e Top 10% para PAC (produtividade acumulada). Touro com Dep genômica, traduzindo em maior segurança no seu uso. Muito equilibrado, é Top 2% para maternal com acurácia de 78% e iABCZ 9%. Veja fotos e vídeos da progênie de Galileu, outras avaliações e progênies: www.abspecplan.com/galileu