Fazenda Água Boa

ABS Pecplan contrata mais dois touros da Nelore OV

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Assim que a ABCZ divulgou essa semana o resultado da 3ª bateria do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), a ABS Pecplan efetivou a contratação de mais dois touros da Nelore OV, de Otoni Verdi, em Jussara/GO. Reinador e Relevo da Água Boa são destaques entre os onze touros Nelore selecionados pelo programa que avaliou ao todo 78 finalistas.

CLIQUE E VEJA O VÍDEO DOS TOUROS CONTRATADOS!

Os garrotes, com idades entre 18 e 30 meses, são classificados inicialmente pela avaliação genética, o iABCZ. Vão para a final apenas aqueles considerados os melhores dentro de uma população de 12 mil machos superiores. “Este é o segundo ano consecutivo que temos touros selecionados, o que nos deixa muito satisfeitos. Os touros desse ano são filhos de Bitelo DS em vacas Galileu, comprovando mais uma vez a qualidade genética dessas duas linhagens importantes dentro da bateria ABS Pecplan”, comenta Otoni Ernando Verdi.

Na votação de 2012, 235 pessoas se envolveram no processo de seleção incluindo comissões de técnicos da ABCZ, de criadores e técnicos das centrais. Ao todo 125 associados da ABCZ estiveram no local para anotar e escolher os touros jovens preferidos. “Vínhamos acompanhando esses garrotes desde mais jovens e sabíamos que eles eram diferenciados. Fizemos a contratação porque conhecemos e confiamos no trabalho de seleção feito pela família Verdi, temos ótimas expectativas para esses touros na central”, afirma Plínio Queiroz, Técnico do Departamento Corte da ABS Pecplan.

Segundo a ABCZ, o objetivo do PNAT vem sendo atingido de forma plena, com a identificação rápida de vários touros zebuínos melhoradores que já estão em coleta de sêmen e com o material genético sendo distribuído e utilizado em rebanhos colaboradores. A antecipação do serviço nas centrais de sêmen aumenta o nível de aproveitamento das qualidades do animal.

RELEVO DA ÁGUA BOA, 21 meses, iABCZ 18,21 – TOP 0,1%
REINADOR DA ÁGUA BOA, 21 meses, iABCZ 18,33 - TOP 0,1%