Fazenda Água Boa

Fazenda Água Boa: berço dos pioneiros no Nelore funcional

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Recentemente muito tem se falado em direcionar a seleção genética do Nelore para produção de animais mais funcionais, ou seja, com melhores resultados a campo. Apenas a linhagem, beleza ou o porte, como sempre foi valorizado nas pistas, agora divide espaço com outros aspectos produtivos como precocidade e eficiência alimentar.

Trabalho que vem de encontro ao que a família do médico Otoni Ernando Verdi realiza em Goiás há várias gerações. É na Fazenda Água Boa, em Jussara/GO, que ele e o filho Otoni selecionam grandes touros e matrizes com ótimos resultados nas avaliações mais conceituadas no Brasil. “Meu pai e meu avô já trabalhavam com gado. Mas nós começamos mesmo a seleção em 1969 com 14 novilhas e um touro, sempre focados em promover acasalamentos que dessem como resultado animais com bom desempenho a pasto, que é o sistema da nossa região. E nos mantemos nessa linha até hoje, com decisões genéticas baseadas em provas e resultados”, destaca Otoni.

Pioneiros na realização de leilões presenciais e pela televisão, o que os selecionadores preferem mesmo é receber os clientes na fazenda para vender os animais. “Nós temos muita segurança para oferecer a nossa genética. Então, nada melhor do que a pessoa ver todo o rebanho pessoalmente, conhecer cada touro ou matriz, escolher o que é mais adequado as suas necessidades e sair satisfeito com uma negociação personalizada. Temos clientes que chegam de cavalo ou de moto, outros de avião, mas fazemos questão de atender a todos da mesma maneira”, destaca Otoni Filho.

100 mil motivos pra comemorar

Tanta dedicação e trabalho só poderiam mesmo ser coroados com a contratação de vários touros da Água Boa pela ABS Pecplan. Genética reconhecida também pelo mercado, já que juntos os primeiros quatro touros de Otoni Verdi na central venderam mais de 100 mil doses. A parceria entre os selecionadores e a ABS começou em 2002, em uma comercialização inicial que surpreendeu as mais otimistas expectativas. “O Galileu vendeu mais de 20 mil doses em 10 meses, um estouro!”, sorri Otoni.

Outros touros de destaque da marca OV, em coleta na ABS, são Norte e Matão. “Nossa parceria com a ABS Pecplan vai além da venda das doses, é um trabalho conjunto a fim de promover melhoramento genético para nossos clientes. Eu nunca falei ‘não’ pra ABS e a ABS nunca falou ‘não’ pra mim. Isso significa que temos os mesmos objetivos e o resultado está aí para provar que estamos no caminho certo”, comenta Otoni Filho.

As bases da seleção genética da Fazenda Água Boa são adaptabilidade, fertilidade, habilidade materna, crescimento, temperamento e peso ao nascer. Apenas são adquiridas doses de sêmen de reprodutores oriundos de criatórios participantes de programas de melhoramento genético, como a PMGZ e a ANCP. “O objetivo principal do nosso criatório é a produção de reprodutores funcionais que atendam as necessidades dos clientes: bezerros e bezerras vigorosos, de bom desempenho, melhor valor genético garantindo a viabilidade econômica e a lucratividade da atividade pecuária”, destacam os selecionadores.

"Pra nós da ABS Pecplan é um privilégio ser parceiro da família Água Boa há mais de 10 anos. Galileu continua sendo um dos grandes touros da bateria, líder no sumário ANCP atual para Stayability com alta acurácia. Tivemos outros animais da seleção Água Boa como Honor e agora estão chegando mais dois destaques absolutos, Dedal e Rebate. Essa parceria tem sido um sucesso e duradoura porque a seleção além de ter critério é muito bem feita, sempre procurando linhagens que se adaptam bem no Brasil central, produzindo animais extremamente férteis, longevos, produtivos e sem esquecer a beleza do Nelore no sistema de campo. Parabéns pelo trabalho! O reconhecimento nacional que a Fazenda Água Boa tem hoje é extremamente merecido", afirma Gustavo Morales Brito, Gerente de Produto Zebu Corte da ABS Pecplan.

Os novos touros

Dedal Marupiava OV  e Rebate da Água Boa já saíram do quarentenário da central e começam a produzir com expectativas muito positivas. “A ABS adquiriu 50% de Dedal e também acreditamos que esses touros vão ser uma marca na seleção Nelore do Brasil. Só não me perguntem qual eu acho melhor, isso eu não conto mesmo”, brinca Otoni Filho.

Dedal Marupiava OV  (C2569 MN x FAROL DA AGUA BOA)
Dedal é filho do Jamanta em uma matriz Farol que vai ao 1646 na grande Uniatã.  Possui alta concentração de sangue Lengruber, reunindo assim grande funcionalidade, rusticidade e fertilidade em sua genealogia. Animal de muito comprimento corporal, estrutura forte, bem pigmentado e muito volume de musculatura. Ótima opção para ser utilizado tanto em acasalamentos direcionados como para produção de gado de corte em larga escala.

Rebate da Água Boa (POLONÊS x 1646 MN – irmã própria do Galileu)
Rebate é ótima opção de genealogia, unindo fertilidade e funcionalidade tanto na linhagem paterna quanto na linhagem materna. Destaca-se pelo frame moderado, comprimento corporal, muito volume de musculatura, pigmentação firme e aprumos corretos. É indicado para ser utilizado tanto em acasalamentos direcionados quanto para fazer bezerros de corte em larga escala.